MBA EM PROJETO DE FINANCIAMENTO

SEGUNDO Período

Matemática Financeira Aplicada 60h


OBJETIVOS

Ao final da disciplina o aluno deverá reconhecer os fundamentos da Matemática Financeira e aplicá-los na área de Administração de Empresas.


PROGRAMA

1 - Introdução à Matemática Financeira

Ao final da Unidade, o aluno deverá conhecer os conceitos fundamentais da Matemática Financeira, os principais regimes de capitalização adotados pelo mercado financeiro, bem como os critérios e fórmulas utilizados para o estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. Deverá, ainda, ter domínio sobre os processos de capitalização e descapitalização de fluxos de caixa, fator fundamental para a solução de problemas envolvendo equivalência de capitais.


Revisão de Matemática;
Conceitos Básicos e Regime de Capitalização Simples;
Regime de Capitalização Composto (RCC);
Capitalização, Descapitalização e Equivalência de Capitais.


2 - Os Diversos Tipos de Taxas de Juros

Ao final da Unidade, o aluno deverá conhecer as principais formas adotadas pelo mercado para expressar as taxas de juros envolvidas nas operações financeiras, os conceitos utilizados na formação das taxas e as metodologias que servem para sua transformação.


Taxa Proporcional e Taxa Equivalente;
Taxa Nominal, Efetiva, Unificada e Over;
Taxa Real e Taxa Aparente.


3 - Operações de Desconto

Ao final da Unidade, o aluno deverá conhecer as metodologias empregadas em operações de desconto existentes no mercado, bem como os procedimentos de cálculo utilizados tanto na operação em si, quanto para a transformação de taxas de desconto em taxas efetivas.


Desconto Simples;
Taxa implícita em operações de Desconto Simples Comercial;
Desconto Composto.


4 - Séries de Pagamentos e Recebimentos

Ao final da Unidade, o aluno deverá conceituar e classificar as séries de pagamentos e recebimentos, conhecer as equações que servem para o cálculo do valor presente e do valor futuro de séries uniformes postecipadas e antecipadas, conceituar e calcular coeficientes de financiamento e conhecer os principais instrumentos matemáticos utilizados para a avaliação de séries, que são: o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).


Conceitos Básicos e Séries Uniformes Postecipadas;
Séries Uniformes Antecipadas;
Coeficientes de Financiamentos;
Valor presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR).


5 - Sistemas de Amortização

Ao final da Unidade o aluno deverá conhecer os principais sistemas de amortização utilizados para a liquidação de empréstimos e financiamentos realizados no mercado financeiro, as características de cada sistema e os procedimentos de cálculo que servem para a construção das tabelas de amortização.


Sistema Francês de Amortização (SFA) ou Tabela Price;
Outros Sistemas de Amortização.



Clique aqui e inscreva-se.