Metodologia dos cursos da AIEC

Os cursos a distância da Faculdade AIEC são dinâmicos e interativos, usam uma metodologia exclusiva baseada nas melhores práticas de ensino a distância. O processo de ensino/aprendizagem foi planejado a partir de uma concepção de aprendizagem autônoma e interativa. Além disso, a AIEC disponibiliza uma vasta biblioteca virtual a seus alunos.

O aluno, tendo como referência uma agenda de estudos, pode conceber seu próprio plano de trabalho com relativa autonomia, de acordo com sua disponibilidade. O aluno estuda em casa ou onde preferir, aprendendo de acordo com seu ritmo e trabalha com os colegas e professores por meio da plataforma on-line exclusiva da AIEC e encontros presenciais.

Durante todo o curso o aluno tem a orientação e acompanhamento de professores especializados que, não apenas esclarecem suas dúvidas rapidamente, mas seguem um plano de ensino que garante o melhor aproveitamento das disciplinas, com informações, exemplos, exercícios e leituras adicionais.

O conteúdo das disciplinas, os exercícios e outras atividades dos cursos ficam disponíveis aos alunos via Internet, e incluem uso de recursos didáticos apropriados. As disciplinas são estruturadas em unidades e estas em módulos; ao completar um módulo o aluno faz exercícios de avaliação da sua compreensão. Os alunos fazem provas virtualmente e presencialmente.

A interatividade também é fundamental em todos os cursos, são utilizados chat, fórum e e-mail como instrumentos para sanar as dúvidas com rapidez e eficiência, podendo-se promover debates em tempo real. O trabalho em grupo é um dos principais alicerces da metodologia da AIEC. Todos os trabalhos desenvolvidos envolvem aplicação ou aprofundamento dos temas estudados.

Ao longo dos cursos, o aluno realiza atividades complementares, de forma independente, a partir de temas sugeridos pela Faculdade. Essas atividades constituem um importante complemento curricular, pois habilidades, conhecimentos, competências e atitudes adquiridas pelo aluno fora do ambiente acadêmico, após avaliação, são reconhecidos pela Faculdade.

Nossos cursos possuem também características diferenciadas de acordo com a natureza de cada um, como:

  • Método de estudo de caso
  • Com o método de estudo de caso, o aluno trabalha uma situação problema particular de forma a ilustrar a aplicação prática de conceitos ou teorias. Trata-se de uma oportunidade para desenvolvimento das habilidades humanas em função da possibilidade de ouvir e debater ideias contraditórias.

  • Trabalho de conclusão de curso
  • O objetivo principal do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é sedimentar os principais conhecimentos, habilidades e aptidões adquiridos pelo aluno durante o curso. O trabalho será realizado em grupo ou individualmente durante os últimos períodos do curso.

  • Simulado de provas
  • Em alguns cursos o aluno terá a oportunidades de fazer uma avaliação simulada antes da prova final. Esse simulado tem como objetivo ajudar na revisão do conteúdo aprendido e preparar para a prova.

Saiba mais sobre: